JULIANA - Teste de Concorrência Netshoes/Centauro

Realizado em 12/11/2014 @ 5:03 PM por JULIANA - Mulher 38 anos , solteiro , renda entre 5-10 salários mínimos,nível de escolaridade pos-graduado que trabalha na área de adm. de empresas e mora no estado de RJ.

Condição Especial

Você pratica esportes pelo menos 2 vezes por semana?

Link do teste

www.centauro.com.br

Cenário ou Objetivo

Você tem uma corrida de rua para se preparar e precisa comprar um tênis de corrida em uma loja virtual.

Tarefas (o que os testadores realizaram durante o teste)

1. Vá para o site www.netshoes.com.br e observe a página inicial brevemente dizendo o que acha dela?
2. Vá para o site www.netshoes.com.br e tente encontrar um tênis que você goste. Comente sobre a página do tênis. Ela tem todas as informações que precisa para compra-lo?
3. Realize o procedimento de compra desse tênis e pague por meio de boleto. Preencha o cadastro com dados fictícios para preservar sua privacidade mas use um CPF válido se necessário. Você não será cobrado(a).
4. Vá para o site www.centauro.com.br e tente encontrar um tênis que você goste. Comente sobre a página do tênis. Ela tem todas as informações que precisa para compra-lo?
5. Realize o procedimento de compra desse tênis e pague por meio de boleto. Preencha o cadastro com dados fictícios para preservar sua privacidade mas use um CPF válido se necessário. Você não será cobrado(a).

Vídeo

Assista o vídeo do testador (seu vídeo não está sendo compartilhado no youtube e está marcado como não listado):


Prazo de armazenamento vencido. Arquivo do seu vídeo não está disponível para download.

Perguntas (o que os testadores responderam após as tarefas)

1. Qual procedimento de compras você achou mais fácil? Netshoes ou Centauro? Por quê?
Ambos mostraram suas dificuldades, o Netshoes não me disse quais os modelos estavam ou não disponíveis, assim como não me disse quais eram todas as cores de cada item, então tive que clicar em todos os tênis e procurar o tamanho para achar o que eu gostava.
O Centauro, aparentemente teria um sistema de filtro mais inteligente, me mostrando somente os femininos, da marca que eu quero e do tamanho que eu quero, assim como fornece mais fotos e mais detalhamento do produto. Mas no final, o filtro não funcionou muito bem, e por eu ter confiado nele, quase comprei o tamanho errado.

1. Qual é a loja que você mais se identificou? Explique.
Com a Netshoes, pois é procura uma identificação com o estilo de vida do consumidor e agrega os produtos de acordo com cada estilo. Me senti mais em casa.

1. Algum site deixou a desejar? Por quê?
Ambos. A Netshoes não tem um sistema de filtro de produto muito inteligente, a descrição dos produtos não é muito boa, e teria me induzido mais fácil a compra se me mostrasse mais opções de cores disponíveis no meu tamanho sem eu precisar clicar em uma cor de tênis que acho horrorosa na esperança de encontrar um que eu gosto. Se eu não tivesse sido forçada a clicar pra ver, possivelmente não teria selecionado nenhum, e uma cor que me agradaria estava lá, eu só não conseguia ver.
O centauro tem um sistema de filtros mais inteligente, separando por marca, tamanho, gênero, mas é lento, porque os filtros acontecem antes de termos terminado de selecionar todos os filtros que queremos, além disso, me induziu ao erro me mostrando o tamanho que eu não queria, mesmo depois deu já ter feito o filtro dizendo que só me interessavam calçados daquele tamanho.

1. Você compraria nessas lojas se não fosse um teste? Por quê?
Na Netshoes não pois como eu não sabia que clicando nos produtos seriam disponibilizadas mais opções de cor e os que apareciam pra mim não me agradavam, eu nem teria clicado.
No Centauro sim, mas se não tivesse sido atenta ao erro do filtro, com certeza seria um problema pra mim.

1. Se tivesse uma varinha mágica, o que faria para melhorar o site da Netshoes?
Melhoraria as descrições do produto e mostraria todas as opções de produtos, além de mostrar somente as cores e modelos existentes no tamanho desejado e avisaria que o produto não esta disponível em estoque antes da pessoa precisar clicar nele pra ver.

Net Promoter Score (NPS)

Detrator () - cliente insatisfeito que pode prejudicar sua marca por meio de testemunhos negativos.

Público Alvo (o testador cumpriu com as seguintes exigências)

Precisando de um testador do estado de todos, da faixa etária 19-100, profissão todos, nível de escolaridade todos, estado civil todos, idiomas todos, faixa salarial todos que utiliza redes sociais.

Sua avaliação

Ótimo teste. Fez todas as tarefas com ótimas observações. Não precisa usar seu e-mail verdadeiro se preferir.

Anotações

Nenhuma anotação.