Realizado em 03/09/2014 @ 6:10 PM por Vitor - Homem 26 anos, solteiro, renda abaixo de 5 salários mínimos, nível de escolaridade medio que trabalha na área de informática e mora no estado de SP. Usou navegador Chrome versão 41 na plataforma Windows.

Cenário ou Objetivo

Você comprou uma casa e decidiu comprar uma mesa de jantar pela internet.


Tarefas (o que os testadores realizaram durante o teste)

1. Vá para seu site de pesquisa favorito (ex google, bing, yahoo, etc) e procure por uma mesa de jantar da maneira que quiser.

2. Agora que encontrou o produto, procure um site para compra-lo e mostre pra gente como você toma suas decisões de compra e no que se baseia. Mostre toda sua interação mas não precisa demorar mais que 5 minutos.

3. Vá para nossa página inicial (veja nosso site acima) e diga o que acha da página inicial. Clique em qualquer produto e diga o que acha das fotos e descrição.

4. Realize o procedimento de compra de qualquer produto do seu interesse e conclua o pedido usando boleto. Preencha o cadastro com dados fictícios para preservar sua privacidade mas use um CPF válido. Não haverá cobrança se pagar com boleto.

5. Pergunte no chat online como cancelar um pedido. Não precisa cancelar o pedido, apenas pergunte e aguarde a resposta.


Análise das Tarefas (tempo que o participante levou para executar cada tarefa em segundos)

Obs: Recurso ainda em modo beta. O tempo da tarefa pode incluir as pausas feitas pelos participantes. Saiba mais


Perguntas (o que os testadores responderam após as tarefas)

1. O que podemos fazer para melhorar?

Colocar as fotos em baixo dos produtos, como as lojas online mais comuns fazem. Melhorar o visual do atendimento online. Mudar as opções do chat (Vendas(Online), Online, Offline e SAC). Não sei informar com exatidão mas o topo onde fica a opção "chat online" travou e eu não conseguia visualizar. Aumentar as opções de pagamento pois só a duas à vista e em 10x, não tem como comprar em menos vezes (ou pelo menos eu não achei). Na aba "clique e ligamos para você" quando o lightbox aparece ele trava a parte escura de trás quando clicado no botão de fechar.

2. O que você gostou/não gostou?

O sistema de sugestão de pesquisa.

3. Você recomendaria nossa loja para seus amigos ou amigas?

Não recomendaria, o site mostra apenas o produto. Não há opções de decoração para que pessoas que não entendam de arquitetura e design terem uma ideia de como montar o ambiente.

4. O site transmitiu confiança? Você teria realizado a compra se isso não fosse um teste? Por quê?

Não, o preço dos produtos são muito elevados. O site não conta com produtos de entrada, ou seja, não encontrei nada mais barato para testar o serviço. Portanto não compraria algo caro de um site que jamais ouvi falar.

5. A descrição dos produtos está adequada a suas necessidades?

Não, é preciso fazer a parte básica e talvez ocultar detalhes técnicos que podem ou não interessar ao usuário.


Net Promoter Score (NPS)

Detrator (4) - cliente insatisfeito que pode prejudicar sua marca por meio de testemunhos negativos.


Vídeo

Assista o vídeo do testador (seu vídeo não está sendo compartilhado no youtube e está marcado como não listado):


Público Alvo (o testador cumpriu com as seguintes exigências)

Precisando de um testador do estado de todos, da faixa etária 23-60, profissão todos, nível de escolaridade todos, estado civil todos, idiomas todos, faixa salarial todos que utiliza redes sociais.