background

Blog do Testaisso

Boas práticas para elaborar um bom teste de usabilidade remoto

Usabilidade
boas práticas teste de usabilidade remoto

O principal objetivo de um teste de usabilidade é descobrir como seu público alvo utiliza seu sistema a fim de melhorar a experiência do usuário e fazer com que ele tenha uma experiência amigável e agradável. Neste post, vamos dar algumas dicas de como criar um teste de usabilidade online através do site Testaisso.

1. Determine o objetivo do seu teste e seu público alvo

Por exemplo: coletar feedback, validar um conceito, detectar falhas, comparar o sistema com o da concorrência, convencer a equipe, elaborar uma proposta comercial ou até mesmo testar um protótipo. Feito isso, também precisamos testar o sistema com as pessoas relacionadas ao seu negócio. Defina e filtre seu público alvo por faixa etária, profissão, estado civil, escolaridade, classe econômica, gênero e filtre ainda mais com uma condição especial como “Você deve ter filhos” ou “Você precisa ter feito uma compra online nos últimos 3 meses.”

2. Prepare um teste que tenha um cenário interessante

Por exemplo, ao invés de criar um cenário escrevendo “Você precisa comprar seguro de vida”, escreva “Sua vida é muito importante e sua família depende de você. Você precisa adquirir um seguro de vida para protegê-los” Crie uma história interessante para que o participante se sinta envolvido.

3. Não se esqueça de perguntar para o participante se o conteúdo do seu sistema está adequado e de fácil entendimento

Não adianta o sistema ter inúmeros recursos, se a pessoa não consegue nem entender o que ele faz e para que serve. Solicite ao participante que navegue brevemente pelo sistema para descobrir se a proposta está clara.

4. Tente não colocar multiplas tarefas no mesmo campo de tarefa

Isso pode sobrecarregar o participante fazendo com que ele não execute corretamente as tarefas ou esqueça de realizar uma ou mais tarefas. Se tiver muitas tarefas no teste, a sugestão é criar mais um teste.

5. Evite criar testes que não são realistas

Fazer a pessoa realizar um pedido em um e-commerce e depois mandá-la para uma página de produtos para avaliá-la não é uma interação natural.

6. Não facilite o trabalho do participante

Você quer saber se o participante consegue executar as tarefas naturalmente. Quando criar suas tarefas, não explique exatamente como chegar até uma certa página ou seção do seu aplicativo. Ao invés de escrever “clique no link máquinas de lavar no menu superior e siga para página da marca Brastemp”, escreva “procure por uma máquina de lavar que você gostaria de comprar”. Outra dica: não revele o produto. Por exemplo: Você tem 200 livros que precisam ser organizados e armazenados. Procure um produto para organizá-los. Será que vão buscar por prateleira, caixa, organizadores? O segredo é não dizer para o participante exatamente o que fazer, mas também não deve criar tarefas vagas que deixarão o participante sem saber o que fazer.

7. Faça o participante realizar as tarefas mais importantes do seu produto

As tarefas que geram o maior número de dúvidas, tarefas mais frequentes ou até mesmo testar 2 versões do produto. Não teste o que você já sabe que está com problemas ao não ser que queira justificar um investimento em melhoria mostrando o problema sob a ótica do usuário.

8. Ao final do teste, faça perguntas aberta.

Pergunte para o participante o que achou da experiência e peça sugestões de melhorias. Deixe o participante livre para usar sua criatividade e falar à vontade e com espontaneidade.

9. Use palavras como “porque”, “onde”, “quando” e “o que” quando criar suas perguntas.

Assim você conseguirá forçar o participante a elaborar melhor sua respostas, tanto no questionário, quanto no vídeo.

10. Faça um teste com duração média de uma visita ou interação

Se o usuário usa seu sistema por 10 minutos, não tem porque fazer um teste com duração de 1 hora. Ele ficará cansado, frustrado e certamente não vai contribuir com a naturalidade esperada. Se quiser testar muitos recursos, recomendamos que você crie mais de um teste.

11. Faça o teste você mesmo ou faça um piloto com apenas um participante

Para verificar se as tarefas estão claras, se o protótipo ou link estão funcionando, se o cenário está claro e quanto tempo estão demorando para realizar as tarefas. O que você não quer fazer é contratar 10 participantes que não conseguem acessar o link ou realizar a tarefa chave porque não entendem o que deve ser feito. Você terá que arcar com os custos dos participantes. No Testaisso, você pode criar seu teste com 1 participante e eventualmente adicionar mais participantes.

12. Você não está testando o usuário

Não se esqueça que o participante é uma pessoa com suas próprias maneiras de usar seu sistema e elas serão demonstradas no teste. Só porque você é paciente e atencioso(a), não espere que todas sejam como você. Cada um tem uma maneira de testar. Lembre-se, você não está testando o usuário, está testando o seu sistema.

Vamos começar?

Elabore seu teste de usabilidade remoto agora